sexta-feira, 22 de junho de 2007

Cozinha Natural com Sabor da Índia

Curiosidade. Foi isso que nos levou a subir as escadas do restaurante Gopala. Em princípio, achávamos que lá era um puteiro, já que das janelinhas voltadas para a calçada dava apenas para ver um ambiente meio avermelhado, sem muita iluminação. Mas logo em seguida descobrimos sua deliciosa cozinha indiana lactovegetariana.

Depois de tomar umas cervejinhas no boteco da esquina com meus Olhos Verdes, resolvemos encarar o tal Gopala. E foi uma delícia! Lugar aconchegante, de cheiro calmo e melodia indiana. Sentamos numa mesinha próxima à janela, ao lado do deus Ganesha e do quadro da deusa Lakshmi. Impossível não relaxar e entrar no clima dos deuses, do mistério e, por que não, do romantismo!

Os pratos são exóticos e muito saborosos. O cardápio traz receitas levemente picantes até bastante apimentadas, mas os paladares suaves e sensíveis também encontram guarnições maravilhosas. Só há um porém: nós, bebuns de plantão, temos de abrir mão da deliciosa cervejinha-pinguinha-vinhozinho, enfim, para dar lugar aos diferentes sucos naturais, regados a rosas e iogurte. Lá não vende bebida alcóolica! Mesmo assim, vale muito a pena, pode confiar.

Leigos e indecisos diante de tantas iguarias, eu e Olhos Verdes resolvemos aceitar as sugestões da simpática Karina, linda garçonete de voz mansa e sorriso largo. Não me recordo o nome dos pratos, um lapso, os quais eram compostos por vegetais diversos, legumes, carne de soja, feijão com não-sei-o-quê, macarrãzinho parecido com aquele cabelo de anjo... tudo muito bom! O sabor sensualmente picante! Tomamos um suco de limão com rosas e o outro com iogurte. Aliás, Karina nos ensinou que apenas o iogurte consegue quebrar o ardor dos alimentos, nada mais. E é verdade! Por fim, pedimos as sobremesas... outro desvario! Heresia não prová-las.

Interessante também é visitar o mestre-cuca, natural da Índia, que usa turbante e tudo. Para quem sabe falar inglês, rende um bom papo. Mas quanto aos ingredientes que tornam o menu excitante, só revela uma coisa: são enviados diretamente da Índia por seus familiares. Ele é casado com a filha da proprietária do Gopala, brasileira, que, apesar de ter apenas 22 anos, já rodou o mundo.

Saímos de lá com gostinho de quero mais, e voltaremos! Bom, o final da noite nem preciso dizer, basta o sorriso... : )))

******************************


Deusa Lakshmi – ou Shri, é uma deusa indiana que personifica a fortuna e a riqueza. Representa, também, a corporificação da amabilidade, generosidade, encanto, beleza da fartura e da saúde.


Deus Ganesha – o deus-elefante nasceu do sândalo raspado que caía do corpo da deusa Parvati (deusa que representa a energia feminina, adorada como mãe natureza; afeição e obediência aos mais velhos, carinhosa com os que têm problemas e leal à tradição), esposa do deus Shiva (deus da ioga e que representa a energia masculina e a reprodução, também conhecido como "o destruidor"). Parvati soprou vida em sua forma e ordenou que Ganesha, agora seu filho, guardasse a porta durante o banho. Quando Shiva retornou, Ganesha não deixou que ele entrasse. Shiva, furioso e de forma traiçoeira, cortou-lhe a cabeça com seu tridente (trishul). Parvati, ao sair do banho e desgostosa com o acontecido, ameaçou destruir o Universo. Shiva, preocupado e para acalmá-la, ordenou imediatamente que fosse substituída a cabeça do jovem pela do primeiro ser vivo encontrado... e foi um elefante! A cabeça do elefante foi unida ao corpo ressuscitado e, para consolar a deusa, Shiva nomeou Ganesha chefe dos Ganas (exércitos celestes). Poderes: afasta e supera obstáculos, traz saúde, fortuna e equilíbrio a seus fiéis.

5 comentários:

Luciane disse...

nossa, acho que cheguei atrasada aqui. mas ADOREIIII. e essa tirinha? mesmo sem saber o nome da mina, eu ia arriscar...rs

Lica disse...

hahahaha poxa, lulis, também não é assim! rs

debrinha fez o blog Tricolor, cê viu?! rs

DeMi disse...

Gente, que cultural esse lugar!
To passada.
Ow, e me ensina como faz essas corzinhas no texto, que tentei outro dia e não consegui!
Beijos mil
PS - Entra lá na sua configuração, na parte de comentários, e arruma um detalhe: aqui está configurado apenas para quem tem blog. As pessoas que não têm senha não conseguem comentar.

Lica disse...

Dé, é só selecionar a palavra e clicar na cor que quiser! Na barrinha que fica em cima da postagem.

ps - acho que agora arrumei! rs tá liberado para todo mundo

Anônimo disse...

nossa! super cultural!
lica, você já pode escrever pra seção de gastronomia de revista feminina!!!!