segunda-feira, 17 de setembro de 2007

TRAVESSIA – 1º DIA

Para entender essa aventura, vale explicar o que é e onde se situa a Serra Fina. É o conjunto de montanhas que fica na divisa tríplice dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ao longo da Serra da Mantiqueira. Ela abriga o quarto cume mais alto do Brasil: a Pedra da Mina com 2.797 m. Acolhe, ainda, o Alto do Capim Amarelo e o Pico dos Três Estados. A Serra Fina situa-se entre o maciço do Marins-Itaguaré e o maciço do Itatiaia, onde encontramos o Parque Nacional do Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras. Este, aliás, ao contrário do que se imaginava, é o quinto cume mais alto do Brasil, perdendo para a Pedra da Mina.

Quinta-feira – 06.09.2007

Eu e Olhos Verdes fomos trabalhar bem cedo e às 13h00 já estávamos na estrada. Fizemos apenas uma parada para comer alguma coisa. Chegamos em Itajubá/MG por volta das 16h30min, tempo suficiente para fazer o mercado e arrumar nossas mochilas. A Triboo foi o ponto de encontro da galera: nosso guia Orled e mais sete aventureiros (eu, Olhos Verdes, Jão, Artur, Ronaldo, Christian e Jorge). Lá todos alertaram que quanto menor a bagagem, melhor... mas eu fui sentir na pele só ao longo da caminhada, mesmo.

Portanto, o primeiro passo para fazer uma travessia é saber o que levar e como organizar a mochila. Deixo já minhas dicas:

1. um Sleeping Bag (para até 4 graus negativos, de preferência)
2. um isolante térmico
3. uma barraca para no máximo dois lugares (leve e pequena, especial para trilhas)
4. panelinhas, talheres e fogareiro de camping
5. escova, pasta de dente e uma toalhinha de rosto
6. uma calça que vira bermuda para todos os dias (boa para caminhada)
7. uma camiseta dry-fit e um top para todos os dias
8. uma blusa comprida de algodão para dormir
9. um casacão de frio para dormir
10. uma calça fusô de lã para dormir
11. luvas, gorrinho e boné
12. três pares de meia para caminhada e um par para dormir (de lã ou algo do tipo)
13. três calcinhas e/ou cuecas
14. um par de tênis confortável
15. um bastão para montanhismo
16. protetor solar
17. uma lanterna de cabeça
18. máquina fotográfica
19. um pacote de lenço umedecido perfumado (esse mesmo, de limpar bundinha de neném!!! rs)
20. dois rolos de papel higiênico

Para comer: bisnaguinha, pão, salame, todinho, miojo, sopas de saquinho, granola, castanha, uva passa, barrinha de cereal etc. Alimentos leves de carregar, com preparo prático e o suficiente para os três dias. Fazer as contas de três jantares, três almoços, três cafés da manhã e lanches ao longo da caminhada. Levar no primeiro dia, ainda, 2 litros d’água cada pessoa.

Bom, saímos da Triboo (Itajubá) às 20h00 de kombi. A viagem na "komboza", só por só, já foi uma aventura!!! Tudo escuro, estradinha de terra e íngreme, muitas curvas e um motorista para lá de veloz. Tivemos de saltar da kombi várias vezes para que conseguisse subir no embalo. Chegamos em Paiolinho/MG às 22h30min e, em vez de caminharmos as duas primeiras horas à noite, Orled achou melhor acamparmos por lá mesmo.

Com as lanternas na cabeça montamos nosso acampamento. Hora da janta!!! Jão fez para nós três um risoto instantâneo bem gostoso. Acho que era de carne seca, não lembro direito. E logo fomos dormir... ou melhor, tentar! Além do frio que passamos (porque eu e Olhos Verdes, "espertos", achamos que não seria necessário dormir no sleeping bag), de repente, um tremor incessante. Sacudi o Olhos Verdes perguntando: "O que é isso? Que barulho é esse?". Ele abriu a barraca e havia um cavalo branco com a cabeçorra bem na nossa porta. Nosso amigo ainda ficou perambulando um tempão até ir embora, fiquei com certo medo dele passar por cima da gente durante o sono. Mas finalmente conseguimos dormir.

********************************************************

Olhos Verdes: amo você muitoooo!!! Esse ano passou rapidinho e foi maravilhoso. Passaremos outros milhares, sempre juntos! E logo mais no nosso apezinho. Sua "baixinha". (16.09.2007)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que trip, amo muito vc!